A obesidade Infantil e suas consequências

A obesidade infantil está a aumentar em todo o mundo, se tornando um problema de saude pública, principalmente por estar relacionado ao aumento da tensão arterial, a problemas cardiovasculares e aumento do açúcar no sangue.

Causas da obesidade Infantil

Sabemos que o sobrepeso e obesidade está relacionado a diversos fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

Apesar de filhos com um dos pais obesos terem 3 vezes mais chances de se tornarem obesos, a genética sozinha é responsável somente por 1% dos casos. Normalmente o componente genético se encontra associado a um ambiente desfavorável, com má da alimentação e inatividade física.

Mas outros fatores chamam muito atenção no desenvolvimento desse problema tão complexo:

A redução da prevalência e do tempo de aleitamento materno está diretamente ligado ao aumento do risco para a obesidade e sobrepeso infantil.

A diminuição e a má qualidade do sono que se relaciona com a redução da atividade física e mudanças bioquímicas no corpo levando a um aumento do ganho de peso e glicose no sangue.

Mitos e crenças alimentares como: não poder sobrar comida no prato, e que a criança deve comer tudo, e que criança gordinha é criança saudável, fazem com que o problema se agrave sem a percepção dos pais e cuidadores.

Outra questão importante é a forma com que a criança aprende a lidar com os momento de estresse emocional, e o ócio, com o hábito de se alimentar sem estar com fome, o que pode levar ao comer emocional e o comer compulsivo ao longo da vida.

Tratamento da Obesidade Infantil

Sabemos que as crianças devem fazer em torno de 60 minutos de atividades físicas diárias, o que tem acontecido cada vez menos, com o uso de telas.

Em relação a alimentação, o consumo de alimentos rápidos e processados (industrializados), ricos em gorduras saturadas, açúcares, assim como o uso de bebidas açucaradas e o baixo consumo de frutas e hortícolas estão relacionados a um maior ganho de peso na infância e ao longo da vida.

Tratar o sobrepeso e a obesidade infantil pode ser bem mais complexo do que somente ajustar o equilíbrio da balança do consumo x gasto energético, e deve envolver uma mudança de ambiente e estilo de vida familiar, mas vale a pena!

Espero ter ajudado! Entre em contato ou marque sua consulta 

Ilana Fux

#nutricaoinfantil #alimentacaoinfantil #sobrepesoinfantil #nutricionistailanafux #nutricionistapediatrica #Nutricionistamaternoinfantil #nutricaonacrianca #nutricionistaporto #nutricionistaportugal #nutricionistaonline #introducaoalimentar #clinicasinapse #obesidadeinfantil #dieta