Doença de Crohn
A doença de Crohn Pediátrica, é uma doença inflamatória rara, que afeta a parede do intestino ou partes do sistema gastrointestinal, com sintomas severos e crônicos de inflamação.
Acomete principalmente crianças abaixo de 2 ou 3 anos.
Microbiota na Doença de Crohn
É uma doença autoimune, induzidos por uma microbiota intestinal alterada, juntamente com uma resposta imunológica disruptiva, que ataca os tecidos levando a alterações metabólicas. As crianças com Doença de Crohn, tem menos diversidade de bactérias, caracterizando disbiose, com níveis menores de um tipo de bactéria anti inflamatória, e altos níveis de outra, com o efeito contrário.Além disso, bactérias produtoras de Butirato, um produto da fermentação intestinal de carboidratos, ajudam a manter a integridade das células do intestino.
Melhora da Microbiota Intestinal
As pessoas afetadas com essa doença, tem a digestão e absorção alteradas, e o tratamento envolve a restauração da barreira intestinal
Com uso de formulação de dieta enteral por um tempo, promovendo um descanso da função gastrointestinal, restabelecendo a melhora na microbiota intestinal e redução da inflamação.
Outras medidas de tratamento da Doença de Crohn
Outras medidas nutricionais são importantes para redução da inflamação e melhora da microbiota intestinal numa segunda fase do tratamento, com o uso de alimentos antiinflamatórios, retirada temporária de alimentos fermentativos, além da correção das deficiências nutricionais dessas crianças.
Por isso é sempre importante a consulta de um especialista!
#nutricaononeurodesenvolvimento #nutricaonasindromededown #dianacionaldasindromedewilliams #obesidadeinfantil #nutricaoinfantil #nutricaonaT21 #nutricionistaportugal #nutricionistailanafux #nutricionistaporto #doencadecrohn #doencainflamatoria #doencaintestinal #microbiotaintestinal #nutricaointestinal #saudeintestinal #doencarara #mesdasdoencasraras #somosrarossomosmuitos