Terapia Alimentar 

A importância nas dificuldades Alimentares  

 

 

A Terapia alimentar é uma abordagem lúdica para crianças com seletividade, dificuldade e recusas alimentares, o que é muito recorrente na infância. Na terapia, o alimento se torna uma ferramenta do brincar.

 

Diferente da Consulta Nutricional onde é elaborado um cardápio e orientações clínicas, na Terapia Alimentar são aplicadas estratégias para aproximar a criança do alimento através do brincar. Imersa em cenário lúdico, a criança terá contato com uma cozinha experimental com utensílios e materiais para confecção de receitas criativas, com jogos e brincadeiras estimulando todos os sentidos ao interagir, tocar, cheirar e provar alimentos.

Através da Terapia desenvolvida pela Equipe Multidisciplinar composta por Nutricionista, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional, a criança será estimulada de diversas formas para desenvolver habilidades motoras, orais e sensoriais fundamentais para o comer.

 

Quais são os objetivos da Terapia Alimentar?

O objetivo principal da Terapia Alimentar é ressignificar a alimentação, trabalhando habilidades para o ato de comer e aumento do repertório alimentar,  com mais autonomia e prazer. Visa proporcionar vivências positivas, mudar comportamentos e questões sensoriais envolvidas com a comida.

A Terapia Alimentar  pode ajudar meu filho com seletividade?

  • Melhora a relação com os alimentos 
  • Ajuda a adequar a alimentação a texturas e características sensoriais
  • Ampliar o repertório alimentar da criança 
  • Melhora os momentos de refeição em família 
  • Introduzir novos alimentos para fornecimento de nutrientes 
  • Ajudar a criança a evoluir na escalada do comer

Sessões Individualizadas

As sessões de terapia são programadas de maneira individualizada para atingir os objetivos, as condições clínicas e as necessidades nutricionais de cada criança.

Terapia Alimentar

Para as crianças com seletividade alimentar, é realizado um trabalho semanal com o objetivo de mudar as relações das crianças com os alimentos, favorecendo sua aceitação.

Avaliação com os Pais

Para um acompanhamento mais acertivo e personalizado, é realizada uma avaliação inicial com os pais que indicam quais são os principais objetivos a serem trabalhados na terapia. 

Nutrição e Terapia Alimentar  

Saiba como a Terapia pode te ajudar!

Melhorando o desconforto

O momento das refeições normalmente geram um desconforto na criança, que muitas vezes não consegue nem mesmo se aproximar de certos alimentos ou da mesa das refeições. A terapia trabalha essas questões, mudando a visão da criança em relação aos alimentos adequando ao seu conforto sensorial, permitindo momentos mais descontraídos.

Uma Alimentação Balanceada

A terapia trabalha em prol de uma evolução da aceitação de novos alimentos. Aumentando o repertório alimentar da criança, vai permitir que ela tenha as suas necessidades nutricionais supridas adequadamente, ofertando alimentos de todas as categorias

 

Construindo uma rotina

A rotina alimentar faz parte de uma alimentação equilibrada. Ao adquirir competências e conforto para o consumo de novos alimentos , se torna possível uma alimentação mais regular por parte da criança, o que facilita para toda a família. 

 

Ajudo-te a melhorar a alimentação do seu filho e vencer a Seletividade Alimentar!

A alimentação de uma criança seletiva pode ser difícil para ela e para a família. Mas tem solução! Através de adequações na alimentação e implementação de pequenas mudanças diárias podem ajudar nesse processo. A terapia alimentar é uma intervenção que pode acelerar esse processo. 

Outras Intervenções Nutricionais

Formas de melhorar a qualidade de vida da pessoa no espectro autista

Seletividade Alimentar

80% das crianças com alguma perturbação do neurodesenvolvimento podem apresentar alguma dificuldade alimentar. A terapia Alimentar é uma intervenção nutricional mais frequente que visa a melhora da seletividade alimentar e a relação com a alimentação. 

 

Suplementos Alimentares

Usados para melhorar o estado nutricional e o funcionamento do organismo, quando há alterações epigenéticas, deficiências nutricionais e seletividade alimentar.

Controlo de Peso

A adequação do estado nutricional pode ajudar na saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes com seletividade alimentar. Apesar de uma grande preocupação com o baixo peso na criança seletiva, muitas crianças apresentam sobrepeso e obesidade, devido a ingestão alimentar inadequada. 

Modulação Intestinal

   Através de estratégias nutricionais, como o uso de probióticos, prebióticos e uma dieta balanceada, é possível promover o equilíbrio da flora intestinal e melhorar a saúde gastrointestinal. Essa modulação intestinal pode ter efeitos positivos no comportamento, no processamento sensorial e na função cognitiva das crianças, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. 

 

Perguntas Frequentes 

Saiba como Funciona o Atendimento Nutricional no Autismo

Qual a duração da sessão de terapia alimentar?

A sessão tem a duração de 45 minutos. 

Como funciona a avaliação da Terapia alimentar?

Inicialmente é realizado uma consulta de avaliação com os pais, onde fazemos a entrevista inicial, com orientações gerais e adequações nutricionais. Em seguida, é realizada a avaliação da criança, para a programação das sessões a serem realizadas.  

Qualquer nutricionista pode fazer terapia alimentar?

Não! A nutricionista necessita de experiência em seletividade alimentar, formações específicas na área de terapia alimentar e preferencilemnte com certificações internacionais na área.  

Qual a frequência recomendada para a realização da terapia alimentar?

A frequência mínima é quinzenal, sendo que a frequência ideal para um melhor resuldado é semanal, podendo ser 2x por semana em algusn casos específicos. 

É um tratamento rápido?

O tempo é individual, e cada criança responde de uma forma. Normalmente, não  podemos garantir um prazo para a melhorada seletividader, mas sabemos que na maior parte das vezes, a criança e a família não resolve a seletividade sem ajuda profissional. E devemos pensar a longo prazo…Qual o legado queremos deixar para a criança?

Como marcar uma avaliação?

Basta entrar em contacto e marcar uma avaliação! 🙂

Assuntos que podem interessar

Acompanhe os artigos no nosso Blog

Seja atendido por uma nutricionista especializada!

Especializada em Autismo e Neurodesenvolvimento com diversas formações em Seletividade alimentar e Terapia Alimentar, estou pronta para te ajudar! 

Email Address

falecom@ilanafux.com

Entre em contacto

+ 351 935954253

Visite as redes sociais

@nutricionistainfatil.pt